Pular para o conteúdo principal

O Belo na Igreja


O Presente texto foi por mim redigido por força do compromisso didático com o objetivo de explanar sobre o tema: "O Belo na Igreja." Algo tão óbvio que, contudo parece se ocultar aos olhos de uma maioria. Pois bem, para situar você amigo leitor desavisado, o texto que tem em mãos é uma abordagem teológica (Filosófica?) sob a ótica da ESTÉTICA. A qual em termos mínimos nos remete ao uso da ARTE no meio Eclesiástico.

Para falar do Belo na Igreja me proponho uma viajem imaginária a um culto em minha própria igreja. Supondo que fosse num domingo a noite e a nave estivesse lotada. Antes do inicio do culto propriamente dito, me acomodo numa das cadeiras e passo a observar o lugar. O Templo ainda esta em construção, então os acabamentos e detalhes do prédio são bastante rústicos. Haja visto o chão o sem piso e a parede ao fundo ainda no tijolo sem reboco. Ainda há no ar um cheiro de cimento característico de ambientes em obra. Por outro lado, na parede central, logo atrás do púlpito vemos um grande tecido branco, emoldurado por outro tecido dourado e belas flores azuis. Hoje é dia de ceia e ali na frente vemos uma mesa coberta por uma toalha branca ornada por um tecido de cetim vermelho. Os cálices de suco de uva estão em uma bandeja própria de alumínio e os cubinhos de pão numa elegante vasilha de vidro. Há ainda um jarro com trigo e uma grande taça cheia de suco. Que bela imagem e claro, tecnicamente falando, a bandeja e a vasilha do pão, os primeiros exemplos de arte útil* que percebi. Mas então acordo para a cadeira plástica em que estou sentado, lembrando que atualmente nossas Igrejas aboliram (em sua maioria) o uso dos desconfortáveis longos bancos de madeira. Estas cadeiras que primam pela estética e pelo conforto também são exemplos de arte útil.

Hoje em dia, ainda que muitos líderes sequer se deem conta é natural que os templos ofertem em maior ou menor número de elementos de aparência agradável e confortável. O Mesmo podemos falar da qualidade do Som em nossos templos que já em sua construção preveem a acústica ideal e mais tarde a aquisição seja dos instrumentos ou dos equipamentos de conexão e transmissão. Tudo feito da melhor forma, sim para honra e glória de nosso Deus, mas inegavelmente como artifício evangelístico, uma vez que aqueles que nos vistam ainda não conhecem a Deus e muitas vezes são cegos espirituais é importante ter algo que lhes atraia, tranquilize e desperte o melhor de suas emoções. Características essas intrínsecas a expressão da arte.

Agora, ainda neste cenário imaginário de um culto de domingo a noite. Relembro a competente direção de um de meus irmãos de fé, seguida de lindos louvores de adoração e enfim da Palavra abençoadora ministrada pelo Pastor. É quando percebo que assim como os discípulos a caminho de Emaús eu também nada via. Até aqui expressei e registrei o Belo em suas expressões plásticas, mas ignorei completamente a verdadeira manifestação do Belo na Igreja e essa não é outra senão a gloriosa presença de Emanuel, Deus Conosco, Jesus Cristo, a Majestosa cabeça de leão da Igreja. Jesus é a Obra de Arte Suprema, perfeito nos mínimos detalhes. O Auto retrato de Deus esculpido em carne e sangue. Uma obra em cuja presença nos quebrantamos, nos iluminamos e somos motivados. Sim, sem qualquer margem de dúvida, Jesus Cristo, o Senhor, o Todo Poderoso dono da Igreja é ELE próprio a definitiva expressão do Belo na Igreja.

*Arte útil = Qualquer expressão artística que por natureza expressa mais que a arte em si, mas que tem uma função prática, útil em sua natureza.

Ney Bellas
16/03/2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A PARÁBOLA DA DRACMA PERDIDA (LC 15:8-10)

Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido. Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. A Dracma referida na parábola era uma moeda de prata que naquele período equivalia ao pagamento de  um dia de trabalho, assim como também era usada para enfeitar colares artesanais para noivas. O colar com 10 dracmas significava uma aliança, com o qual o noivo presenteava sua noiva selando  um compromisso de casamento. Assim, a noiva deveria cuidar bem do colar em demonstração de confiança e fidelidade. Perder dracmas do colar implicava em maus julgamentos por parte do noivo e até rompimento da relação. A parábola da Dracma Perdida (Lc 15,8-10) precisa ser lida à luz das outras duas:  a da Ovelha perdida (Lc15,3-7) e a d

AINDA HÁ TEMPO...

“ Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece ” (Tiago 4:14) Dia desses vi a postagem de uma pessoa muito querida que fazia elogios a uma determinada religião. Confesso que em meu íntimo lamentei, pois ela já ouviu falar do Evangelho de Cristo, não somente por mim, mas até mesmo por outras pessoas. Mas, infelizmente, assim como MUITAS pessoas, insiste e persiste em seguir caminhos que não levam a lugar algum.  Acho interessante quando alguns argumentam que Deus é AMOR e que por isso, TODOS serão salvos, que ninguém será condenado, que não importa o que façamos neste mundo ainda haverá uma nova oportunidade. E, por vezes, me dizem: Eu NÃO ACHO que a bíblia esteja certa! Eu acredito em Jesus do MEU JEITO! Minha religião faz com que EU ME SINTA muito bem!” E por aí vai... As vezes argumento, outras vezes sorrio e ignoro, mudo de assunto. Porém, fico triste e lamento. Eu, hoje acredi

Mães de joelho, filhos de pé

Desperta Débora “Orando por nossos filhos”. “Desperta Débora é um movimento de oração cujo alvo é despertar mães comprometidas a orar 15 minutos por dia, para que Deus opere um despertamento espiritual sem precedentes na história da juventude brasileira”. O Desperta, Débora nasceu no coração do reverendo Jeremias Pereira durante a Consulta Global sobre Evangelização Mundial (GCOWE 95), promovido em maio daquele ano em Seul, Coréia. Nesse encontro, a Igreja coreana consagrou cem mil jovens de diversas denominações para a obra missionária. “Era um dia chuvoso e frio, e num daqueles momentos de clamor uma jovem perto de mim estava com a testa no chão. Em oração, ela se oferecia como mártir para que ao menos uma pessoa da Coréia do Norte entregasse sua vida a Cristo. Ao ouvir aquilo chorei como um menino e desejei que algo semelhante acontecesse no Brasil”, lembra Pereira, pastor da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte. Ainda em Seul, ele procurou o pastor Marcelo Gualberto e j