Pular para o conteúdo principal

O Ópio do povo...



  Dia desses fiz a postagem de um cartaz que dizia: “JESUS! Este nome pode mudar a sua história” e uma determinada pessoa comentou: “O ópio”  Em uma referência a famosa frase: "A religião é o ópio do povo" que é uma frase presente na “Crítica da Filosofia do Direito de Hegel” de Karl Marx, obra publicada em 1844.  O interessante é que atualmente, faz-se uso desta frase como um recurso de crítica a prática religiosa, sugerindo que esta, semelhante a uma droga é prejudicial a humanidade. Note que, como disse, é uma crítica a TODAS AS RELIGIÕES, e não somente ao cristianismo. Como não concordo com esse pensamento, e acho que muitas pessoas desconhecem este tipo de analogia, achei por bem escrever um pouco sobre o tema.

Para começarmos é bom saber que Karl Marx não foi o primeiro a fazer tal comparação entre a religião e o ópio, na verdade trata-se de uma ideia bastante popular entre os escritores do século XVIII, por exemplo: Immanuel Kant, Herder, Ludwig Feuerbach, Bruno Bauer, Moses Hess e Heinrich Heine. Numa rápida pesquisa na Wikipédia encontrei frases de outros autores que podem ilustrar melhor o conceito. 
Heinrich Heine, no seu ensaio sobre Ludwig Börne escreveu:
"Bendita seja a religião, que derrama no amargo cálice da humanidade sofredora algumas doces e soporíferas gotas de ópio espiritual, algumas gotas de amor, fé e esperança. "
Moses Hess, num ensaio publicado na Suíça, também utilizou a mesma ideia: A religião pode fazer suportável [...] a infeliz consciência de servidão... de igual forma o ópio é de boa ajuda em angustiantes doenças.

O Pensamento filosófico dos séc. XVIII e XIX, fortemente influenciados pelo iluminismo e pelo humanismo, que até então reconheciam as práticas religiosas como arbitrárias, e como estratégias de manipulação das massas, principalmente pelos governos monárquicos. Com a ascensão da burguesia, ou seja do  comércio crescia o sentimento de inconformismo e rompimento com os paradigmas sociais da época.  Contudo, há de se convir que hoje, em pleno séc XXI, não podemos ser tão simplórios e achar que as pessoas que de algum modo se ligam a religiões são pessoas exclusivamente manipuladas.  Admito que há, como sempre houve, os charlatões e aproveitadores. Mas o fato é que a natureza do homem clama por seu criador e a busca por Deus é algo que transcende a própria lógica. Todos os povos, em todas as culturas tem algum tipo de prática religiosa. Em minha concepção, a religião cumpre seu papel de tornar as pessoas mais sociáveis e de promoverem o desenvolvimento e bem estar social. Compreendo que alguém religioso, na maioria das vezes optará por agir dentro de normas e valores que sejam benéficos, senão a todos, mas ao menos um grupo de pessoas. Eu, por exemplo, sou da religião evangélica e junto de meus irmãos, frequentemente promovemos ações sociais que favorecem a várias pessoas.

Concluindo, atualmente, não vejo a religião como ópio. Como uma droga que embota os sentidos e torna seu praticante passível de controle social, senão teríamos presidentes de todas as nações decretando suas religiões como oficiais e promovendo seus sacerdotes a baluartes da verdade. Pelo contrário, o mundo do séc. XXI é laico, e tende mais ao ateísmo e apatia religiosa que o contrário. O ópio esta nas mídias e, pelo que sei, bem longe das igrejas.
Quanto a mim, se é que lhe interessa, declaro que: “Religião não salva ninguém, mas condena a muitos!” Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida, ninguém chega a Deus por outros caminhos. Isso não é religião é Fé!

Ney Bellas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Papo de Crente: “Morar junto”, sem se casar, é pecado?

Bem, para responder a esta pergunta, de cara gostaria de dizer que não sou muito de ficar apontando para isso ou para aquilo e dizendo se é pecado, ou não. Afinal, pecado significa errar o alvo, que por sua vez representa a pessoa de JESUS CRISTO. Logo, tudo que fazemos que nos afasta dEle é pecado. Certo? Mas, a pergunta acima tem sido recorrente entre vários jovens e por isso optei por este texto. Vamos entender uma coisa, “morar junto” não é o mesmo que estar casado, assim como “ficar” não é namorar e namorar anos sem compromisso não é “noivar”.  Outra coisa é que esse papo de “morar junto” nada mais é do que um jeitinho de se ter relações sexuais, dentro do socialmente correto. Que fique claro que seguir a Cristo é uma coisa simples, mas que sempre envolve decisões difíceis. Entenda isso como a “porta estreita” da qual Jesus nos alertou. Sexo antes do casamento é FORNICAÇÃO! Não entendeu? Eu explico: “Fornicação é o ato ou efeito de fornicar. Ter relações sexuais por puro pr

Mães de joelho, filhos de pé

Desperta Débora “Orando por nossos filhos”. “Desperta Débora é um movimento de oração cujo alvo é despertar mães comprometidas a orar 15 minutos por dia, para que Deus opere um despertamento espiritual sem precedentes na história da juventude brasileira”. O Desperta, Débora nasceu no coração do reverendo Jeremias Pereira durante a Consulta Global sobre Evangelização Mundial (GCOWE 95), promovido em maio daquele ano em Seul, Coréia. Nesse encontro, a Igreja coreana consagrou cem mil jovens de diversas denominações para a obra missionária. “Era um dia chuvoso e frio, e num daqueles momentos de clamor uma jovem perto de mim estava com a testa no chão. Em oração, ela se oferecia como mártir para que ao menos uma pessoa da Coréia do Norte entregasse sua vida a Cristo. Ao ouvir aquilo chorei como um menino e desejei que algo semelhante acontecesse no Brasil”, lembra Pereira, pastor da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte. Ainda em Seul, ele procurou o pastor Marcelo Gualberto e j

O Dono do Prego

Um velho pastor do Haiti falou da necessidade de compromisso com Cristo assim. Ele contou a história de um homem que queria vender sua casa por $2,000. Outro homem queria muito comprar aquela casa. Mas, porque ele era pobre ele não conseguia pagar o preço do dono. Depois de muita negociação o dono da casa concordou em vender a casa pela metade do preço. Ele só tinha uma ressalva: ele continuaria como dono de um pequeno prego cravado na parede em cima da porta da casa. Depois de alguns anos, o dono original queria comprar sua casa de volta. Mas, o novo dono não concordava em vender. Então, o dono original saiu pela estrada, achou o cadáver de um cachorro e o pendurou na parede pelo prego que lhe pertencia. Em pouco tempo, a casa ficou insuportável, e a família foi obrigada a vender a casa de volta ao dono original. A conclusão do pastor Haitiano foi o seguinte: “Se nós deixamos o Diabo com apenas um pequeno prego nas nossas vidas, ele voltará e pendurará seu podre lixo lá, deix