Pular para o conteúdo principal

Pai, Filho e Espírito Santo...Um Único Deus!


Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo. Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna.
(Judas 1:20,21)
        
Embora a palavra Trindade ou TRIUNIDADE não apareça na Bíblia, esta claro que DEUS é UM e que se manifesta por três “pessoas”.  É fundamental compreendermos esta particularidade para podermos lidar com quem é Deus, como Ele é, como Ele atua, e como Ele Se relaciona com o mundo. Acima de tudo, é essencial aceitarmos a divindade de Cristo e do espírito Santo e seu papeis no plano da salvação.

As distinções entre Deus Pai, Jesus e o Espírito Santo encontradas na Bíblia devem ser percebidas como a forma pela qual Deus está em Si mesmo, por mais difícil que seja para nossa mente entender.


Cremos e ensinamos que Deus é UM em essência, subsistindo por si mesmo, plenamente suficiente, invisível, incomensurável, eterno, criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis, o supremo-bem, vivo, vivificador e preservador de todas as coisas, onipotente e supremamente sábio, misericordioso, justo e verdadeiro. Nós adoramos a UM só Deus e abominamos a pluralidade de deuses. “O Senhor nosso Deus é o único Senhor” (Deuteronômio 6.4). “Eu sou o Senhor teu Deus. Não terás outros deuses diante de mim” (Êxodo 20.2-3). “Eu sou o Senhor, e não há outro; além de mim não há Deus. Deus justo e Salvador não há além de mim” (Isaías 45.5.21). “Senhor, Senhor Deus compassivo, clemente e longânimo, e grande em misericórdia e fidelidade” (Êxodo 34.6).

Sabemos que a própria Bíblia se interpreta, e diz claramente que Deus é um Deus Triuno, quando afirma que são três que dão testemunho no céu, e estes três são “UM” (1 João 5:7). Se a Bíblia ensina que Deus é UM em TRÊS, e declara que estes TRÊS são UM, isto tem que ser assim, por mais incompreensível e contraditório que nos pareça.
  
O Novo Testamento não expõe as pessoas da Trindade apenas de forma isolada. Ele os une em várias afirmações fortes e gloriosas em que o Pai, o Filho e o Espírito são apresentados em pé de igualdade, mas com distinção (Mt 28.19; Mt 3.16-17; Jo 14.26; 2Co 13.14).
A Bíblia diz que os três possuem a mesma virtude, exercem os mesmos poderes e são igualmente divinos e eternos. “Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?”
 (Hebreus 9:14).

Também diz que Deus-Pai não veio morrer na cruz do calvário, mas que enviou Jesus, seu Filho, o qual a Bíblia declara ser Ele também Deus (1 Timóteo 3:13-16).  Por outro lado, Jesus declarou que nada do que diz, tem ou faz, é de si mesmo, mas sim de Deus-Pai que lhe enviou (João 5:19-23,30). Este Filho também declarou que tudo o que tem o Pai é d´Ele, e, ao mesmo tempo, ensinou que Ele não é o Pai (João 14:8-10; João 16:15).

Também esta na palavra que não é o Pai nem Filho, que convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo, mas sim o Espírito Santo (João 16:8). O próprio filho se encarrega de confirmar Sua identidade com o Espírito Santo, ao dizer: “Um pouco, e não mais me vereis; outra vez um pouco, e ver-me-eis" (João 16:16 João 14:28).

Não seriam afirmações absurdas, se Deus fosse uma única pessoa e não Triuno?  Se não existisse triunidade, como poderíamos compreender este mistério de Deus, ser chamado Pai e ao mesmo tempo Filho ou de Espírito Santo? A Bíblia não só nos ensina tudo isto, como também declara que a estas três pessoas devemos render culto, adorar e dar toda a glória (Atos dos Apóstolos 5:3; João 5:19-23).

Cientes de tais coisas, cremos e ensinamos que não há três deuses, mas três pessoas, consubstanciais, co-eternas e co-iguais, sem qualquer desigualdade. Segundo a natureza ou essência, acham-se tão unidas que são Um Deus, e a essência divina é comum ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSANDO COM DEUS

Pedi forças e vigor Deus me mandou dificuldades para me fazer forte Pedi sabedoria Deus me mandou problemas para resolver Pedi prosperidade Deus me deu energia e cérebro para trabalhar Pedi coragem Deus me mandou situações para superar Pedi amor Deus me mandou pessoas com problemas para eu ajudar Pedi favores Deus me deu oportunidades. Não recebi nada do que queria, Mas, recebi tudo o que precisava! Autor Desconhecido.

ANA - UMA MULHER DE FÉ, EXEMPLO A SER SEGUIDO

A maioria já conhece a história de Ana, descrita na Palavra de Deus, no 1º livro de Samuel, capítulo 1. Quem foi Ana? Mulher de Elcana. Uma mulher de fé, a mãe do profeta Samuel. Ela era estéril e após orar ao Deus de Israel, teve sua madre aberta para conceber não apenas um, mas seis filhos. Ana é um exemplo a ser seguido, alguém que não se conformou com a situação de derrota e desprezo, reuniu forças, “se levantou” e sabiamente se dirigiu ao lugar certo, na hora certa. Foi perseverante, confiante no Senhor, valente e corajosa. Ana também foi fiel ao Senhor, ela orou, pediu um filho e o devolveu ao Senhor (verso 11 e verso 28). Ana nos transmite uma grande lição: nossos filhos antes de serem nossos, são de Deus. Consagremos nossos filhos ao Senhor, para que onde estiverem tenham a companhia de Deus. Abençoe seus filhos todos os dias, a cada instante, em qualquer circunstância. Libere sobre eles palavras abençoadoras, vitoriosas. Contribuição: Paula Bellas (Desperta Débora

De quem era a coroa de espinhos?

Coroas sempre foram um sinal de autoridade e realeza. O rei Charles o Grande tinha uma coroa octogonal. Cada um dos oito lados era uma plaqueta de ouro. Cada plaqueta era revestida de esmeraldas e pérolas. O rei Ricardo Coração de Leão, Rei da Inglaterra tinha uma coroa tão pesada que precisava de dois homens para segurar na sua cabeça. A rainha Elizabete tem uma coroa que vale $20 milhões. Mas, junte todas estas coroas e elas não valem um tostão em comparação às coroas que Cristo tem. Apocalipse 19:12 diz que ele tem "muitos diademas". Ele tem a coroa da justiça. Ele possui a coroa da glória. Ele tem a coroa da vida. Ele usa uma coroa de paz e de poder. Mas, de todas as coroas que Jesus possui, uma é a mais querida de todas. Esta coroa não foi fabricada de ouro nem prata. Ela não é coberta de jóias. Esta coroa não foi formada pelas mãos de um mestre artesão. Esta coroa foi formada depressa, pelas mãos rudes de um soldado Romano. Esta coroa não foi colocada na