Pular para o conteúdo principal

DEPRESSÃO: O Lado mais escuro do fundo do poço!


Falava ele ainda, quando veio uma pessoa da casa do chefe da sinagoga, dizendo: Tua filha já está morta, não incomodes mais o Mestre. Mas Jesus, ouvindo isto, lhe disse: Não temas, crê somente, e ela será salva.
(Lucas 8:49,50)

Esta passagem fala de dificuldade pela qual Jairo, o chefe da Sinagoga passava e a intervenção de Cristo em sua luta. Escolhi este trecho em particular para poder exemplificar da melhor forma imaginável as sensações e emoções que uma pessoa em Depressão experimenta. Ou seja, não que Jairo esteja enfermo deste modo, mas a emoção e o desespero que se abateram subitamente sobre ele quando lhe dizem que sua filha amada esta morta. Isso sim é algo próximo ao que uma pessoa em depressão sofre. E é sobre isso que quero falar: DEPRESSÃO!

Em primeiríssimo lugar quero explicar que depressão NÃO É melancolia, ou tristeza extrema. Depressão também NÃO É frescura ou coisa de gente fraca, como dizem. Depressão É SIM uma enfermidade, uma doença que tem se abatido sobre muitos. A pessoa que sofre desta enfermidade pode sentir sim, uma tristeza esmagadora, mas, em contrapartida, há muitas pessoas que não sentem qualquer emoção específica. A melhor descrição seria uma sensação de vazio e apatia. A pessoa tende a se isolar e perde o animo para qualquer atividade, mesmo as coisas mais simples rotineiras. Tais como: tomar banho, escovar os dentes, pentear os cabelos, etc. são atividades desgastantes, ou motivo para uma crise de ansiedade. E uma vez que a ansiedade muitas vezes acompanha a depressão, muitos sentem um constante estado de tensão que persiste por nenhuma razão aparente.
Suas causas, apesar de haverem algumas teorias, são essencialmente um mistério, mas ao mesmo tempo o aumento em números de casos é um inegável fruto do stress na vida moderna. Embora a depressão muitas vezes apareça por conta de um problema específico, como a perda de um ente querido, divórcio, desemprego, etc, ela necessariamente não precisa desse tipo de faísca para começar. A depressão usualmente é diagnosticada quando alguém sofre de episódios prolongados (duas semanas ou mais) de desesperança, vazio e desânimo extremo que não têm nenhuma causa aparente. Porém, há casos em que esses períodos se manifestam inexplicavelmente, mesmo quando a vida cotidiana da pessoa parece estar em um excelente momento. Esta, inclusive, é outra razão de porque depressão e tristeza não são sinônimos.
Outra questão importante para falarmos é que os sintomas da depressão não são exclusivamente mentais. Embora seja verdade que a maioria dos sintomas sejam normalmente associados à condição da mente (emoções e tensões), há sintomas que se manifestam com frequência em todo o corpo. Os sintomas físicos, também chamados de psicossomáticos, mais comuns incluem: indigestão, dificuldade respiratória, “aperto” no peito e fadiga geral. Alguns pacientes também se queixam de dores musculares persistentes.
E por último é bom ressaltarmos que se você foi diagnosticado com depressão e lhe foi receitado o uso de medicamentos, não tenha medo achando que o uso do remédio poderá te viciar e gerar uma dependência. É comum algumas pessoas terem esse tipo de preocupação. Porém, é importante lembrarmos que cada um é um caso específico. Algumas pessoas reagem MUITO bem ao tratamento medicamentoso, outras se dão melhor a formas de psicoterapia, ou a combinação de ambos. Um paciente que obtém bons resultados a partir do uso de um antidepressivo poderá, com supervisão médica, eventualmente, reduzir ou mesmo suspender essa medicação. Por isso é importantíssimo o acompanhamento médico. Só um profissional irá saber o que receitar e qual o melhor tratamento para cada caso.
Agora, quanto a questão espiritual, não quero entrar aqui em méritos específicos relativos à Depressão em si, mas vou me ater ao fato de que é uma enfermidade, algo que fere e mata, logo, de um modo óbvio, serve aos interesses do maligno. Daí, a ação correta que lhe recomendo é buscar a pessoa do Senhor Jesus que veio para desfazer as obras do inimigo (1 João 3:8). Pois, é Cristo quem nos dá vida em abundância (João 10:10). E foi Ele, o filho de Deus quem levou sobre si as nossas enfermidades (Isaías 53:4).  Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. (Filipenses 4:8) Então, meu amado(a), creia e não duvide, persevere em oração e firme na presença de nosso Senhor, pois Ele tem poder para curar e para salvar o aflito.
         Que esta palavra lhe seja por benção e que a Graça e a Paz de Jesus estejam em sua vida hoje e eternamente.


Ney Bellas


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Papo de Crente: “Morar junto”, sem se casar, é pecado?

Bem, para responder a esta pergunta, de cara gostaria de dizer que não sou muito de ficar apontando para isso ou para aquilo e dizendo se é pecado, ou não. Afinal, pecado significa errar o alvo, que por sua vez representa a pessoa de JESUS CRISTO. Logo, tudo que fazemos que nos afasta dEle é pecado. Certo? Mas, a pergunta acima tem sido recorrente entre vários jovens e por isso optei por este texto. Vamos entender uma coisa, “morar junto” não é o mesmo que estar casado, assim como “ficar” não é namorar e namorar anos sem compromisso não é “noivar”.  Outra coisa é que esse papo de “morar junto” nada mais é do que um jeitinho de se ter relações sexuais, dentro do socialmente correto. Que fique claro que seguir a Cristo é uma coisa simples, mas que sempre envolve decisões difíceis. Entenda isso como a “porta estreita” da qual Jesus nos alertou. Sexo antes do casamento é FORNICAÇÃO! Não entendeu? Eu explico: “Fornicação é o ato ou efeito de fornicar. Ter relações sexuais por puro pr

Mães de joelho, filhos de pé

Desperta Débora “Orando por nossos filhos”. “Desperta Débora é um movimento de oração cujo alvo é despertar mães comprometidas a orar 15 minutos por dia, para que Deus opere um despertamento espiritual sem precedentes na história da juventude brasileira”. O Desperta, Débora nasceu no coração do reverendo Jeremias Pereira durante a Consulta Global sobre Evangelização Mundial (GCOWE 95), promovido em maio daquele ano em Seul, Coréia. Nesse encontro, a Igreja coreana consagrou cem mil jovens de diversas denominações para a obra missionária. “Era um dia chuvoso e frio, e num daqueles momentos de clamor uma jovem perto de mim estava com a testa no chão. Em oração, ela se oferecia como mártir para que ao menos uma pessoa da Coréia do Norte entregasse sua vida a Cristo. Ao ouvir aquilo chorei como um menino e desejei que algo semelhante acontecesse no Brasil”, lembra Pereira, pastor da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte. Ainda em Seul, ele procurou o pastor Marcelo Gualberto e j

O Dono do Prego

Um velho pastor do Haiti falou da necessidade de compromisso com Cristo assim. Ele contou a história de um homem que queria vender sua casa por $2,000. Outro homem queria muito comprar aquela casa. Mas, porque ele era pobre ele não conseguia pagar o preço do dono. Depois de muita negociação o dono da casa concordou em vender a casa pela metade do preço. Ele só tinha uma ressalva: ele continuaria como dono de um pequeno prego cravado na parede em cima da porta da casa. Depois de alguns anos, o dono original queria comprar sua casa de volta. Mas, o novo dono não concordava em vender. Então, o dono original saiu pela estrada, achou o cadáver de um cachorro e o pendurou na parede pelo prego que lhe pertencia. Em pouco tempo, a casa ficou insuportável, e a família foi obrigada a vender a casa de volta ao dono original. A conclusão do pastor Haitiano foi o seguinte: “Se nós deixamos o Diabo com apenas um pequeno prego nas nossas vidas, ele voltará e pendurará seu podre lixo lá, deix