Pular para o conteúdo principal

A CABANA e os FALSOS MESTRES


   Enquanto escrevo estas linhas milhares de pessoas estão lotando salas de cinema em vários países e até mesmo no Brasil, para assistirem o Filme: A Cabana.  Dirigido por Stuart Hazeldine e adaptado do livro homônimo de 2007, escrito por William Paul Young, canadense, filho de missionários cristãos, teólogo formado em Religião no estado do Oregon, nos Estados Unidos. E, para mim, um dos FALSOS MESTRES de nosso tempo.
   Pois bem, este texto, assim como habitualmente o faço é fruto de uma conversa com um amigo que assistiu o referido filme, gostou, o recomendou a outros e me disse que soube reter o que era bom e descartar o que não valia a pena. Acredito e glorifico a Deus por tê-lo capacitado a ter esse nível de discernimento, contudo tenho o coração aflito, tanto pelo zelo que tenho a palavra de Deus, quanto pelas vidas que podem vir a se perder diante do engodo de uma estória emocionante.
   Segundo a sinopse oficial do filme a trama apresenta "um homem atormentado após perder a sua filha mais nova, cujo corpo nunca foi encontrado, mas sinais de que ela teria sido violentada e assassinada são encontrados em uma cabana nas montanhas. Anos depois da tragédia, ele recebe um chamado misterioso para retornar a esse local, onde ele vai receber uma lição de vida." Pois bem, não vi o filme (Nem vou ver!), mas li o livro há alguns anos atrás, e desde aquela época fiquei tão indignada que meu ímpeto na época foi o de escrever um livro "destruindo" a Cabana. Entenda, é um romance/drama muito bem redigido, mas que NUNCA, em hipótese alguma, pode ser considerado uma obra cristã e menos ainda como uma fonte de saber teológico cristão. Digo isso, não por acaso, mas por já ter visto e ouvido vários irmãos que creram estar diante de uma obra "inspirada" que lhes trouxe grande alento e que lhes "ensinou" muitas coisas. E é aí que mora o perigo, pois lhes afirmo que esta obra de ficção não tem NADA para ensinar sobre Deus e seus mistérios a um Cristão. NÃO É UM FILME CRISTÃO! Pelo contrário, assim como os falsos mestres do passado, este autor tão somente explora os anseios e carências da humanidade, como oferece aos leitores exatamente aquilo que eles querem ler. Entre outras coisas um Deus que se adéqua aos interesses do homem e não o contrário. E, para ilustrar isso, por favor me perdoem pelo spoiler. Mas, um dos detalhes que abomino nesta história é a forma como Deus se apresenta como Pai, Filho e Espírito Santo de forma carnal, perante o personagem principal. Entre os detalhes terríveis temos a personificação de  "Deus Pai" na forma de uma mulher. Não vou nem comentar sobre o Espírito Santo. Ainda assim, me permita citar um trecho bíblico: "(8) Disse Filipe: -- Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. (9) Jesus respondeu:-- Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?  (10) Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Ao contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra. (11) Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim ou, pelo menos, creiam por causa das mesmas obras. (João 14:8-11)" Se você ainda não entendeu, eu explico: Jesus é Pai, Filho e Espírito Santo! Deus não vai se revelar a você numa forma humana, distinta da pessoa de Cristo. Ainda com o objetivo de ilustrar meus argumentos, me permita mais um pequeno spoiler. A personificação carnal da Sabedoria de Deus apresentada na forma de uma outra mulher. O que cria a presença de uma quarta pessoa na triunidade de Deus. 
   Não vou citar mais passagens da obra para não ser desagradável com ninguém, mas garanto que há inúmeras outras questões que tanto ferem a visão bíblica do cristão, quanto introduzem conceitos espiritualistas e equívocos em vários trechos da obra.
    O Autor não é evangélico, não acredita na inerrância bíblica e para a imprensa especializada sua obra é vista como uma introdução ao espiritualismo aqueles que não o conhecem.
   Amado irmão em Cristo Jesus, considere o zelo e o amor em minhas palavras, por favor não se ofenda, mas esteja com seus olhos espirituais abertos e atentos. "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. (Mateus 7:15)" 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSANDO COM DEUS

Pedi forças e vigor Deus me mandou dificuldades para me fazer forte Pedi sabedoria Deus me mandou problemas para resolver Pedi prosperidade Deus me deu energia e cérebro para trabalhar Pedi coragem Deus me mandou situações para superar Pedi amor Deus me mandou pessoas com problemas para eu ajudar Pedi favores Deus me deu oportunidades. Não recebi nada do que queria, Mas, recebi tudo o que precisava! Autor Desconhecido.

ANA - UMA MULHER DE FÉ, EXEMPLO A SER SEGUIDO

A maioria já conhece a história de Ana, descrita na Palavra de Deus, no 1º livro de Samuel, capítulo 1. Quem foi Ana? Mulher de Elcana. Uma mulher de fé, a mãe do profeta Samuel. Ela era estéril e após orar ao Deus de Israel, teve sua madre aberta para conceber não apenas um, mas seis filhos. Ana é um exemplo a ser seguido, alguém que não se conformou com a situação de derrota e desprezo, reuniu forças, “se levantou” e sabiamente se dirigiu ao lugar certo, na hora certa. Foi perseverante, confiante no Senhor, valente e corajosa. Ana também foi fiel ao Senhor, ela orou, pediu um filho e o devolveu ao Senhor (verso 11 e verso 28). Ana nos transmite uma grande lição: nossos filhos antes de serem nossos, são de Deus. Consagremos nossos filhos ao Senhor, para que onde estiverem tenham a companhia de Deus. Abençoe seus filhos todos os dias, a cada instante, em qualquer circunstância. Libere sobre eles palavras abençoadoras, vitoriosas. Contribuição: Paula Bellas (Desperta Débora

De quem era a coroa de espinhos?

Coroas sempre foram um sinal de autoridade e realeza. O rei Charles o Grande tinha uma coroa octogonal. Cada um dos oito lados era uma plaqueta de ouro. Cada plaqueta era revestida de esmeraldas e pérolas. O rei Ricardo Coração de Leão, Rei da Inglaterra tinha uma coroa tão pesada que precisava de dois homens para segurar na sua cabeça. A rainha Elizabete tem uma coroa que vale $20 milhões. Mas, junte todas estas coroas e elas não valem um tostão em comparação às coroas que Cristo tem. Apocalipse 19:12 diz que ele tem "muitos diademas". Ele tem a coroa da justiça. Ele possui a coroa da glória. Ele tem a coroa da vida. Ele usa uma coroa de paz e de poder. Mas, de todas as coroas que Jesus possui, uma é a mais querida de todas. Esta coroa não foi fabricada de ouro nem prata. Ela não é coberta de jóias. Esta coroa não foi formada pelas mãos de um mestre artesão. Esta coroa foi formada depressa, pelas mãos rudes de um soldado Romano. Esta coroa não foi colocada na