Pular para o conteúdo principal

DEPRESSÃO: O Lado mais escuro do fundo do poço!


Falava ele ainda, quando veio uma pessoa da casa do chefe da sinagoga, dizendo: Tua filha já está morta, não incomodes mais o Mestre. Mas Jesus, ouvindo isto, lhe disse: Não temas, crê somente, e ela será salva.
(Lucas 8:49,50)

Esta passagem fala de dificuldade pela qual Jairo, o chefe da Sinagoga passava e a intervenção de Cristo em sua luta. Escolhi este trecho em particular para poder exemplificar da melhor forma imaginável as sensações e emoções que uma pessoa em Depressão experimenta. Ou seja, não que Jairo esteja enfermo deste modo, mas a emoção e o desespero que se abateram subitamente sobre ele quando lhe dizem que sua filha amada esta morta. Isso sim é algo próximo ao que uma pessoa em depressão sofre. E é sobre isso que quero falar: DEPRESSÃO!

Em primeiríssimo lugar quero explicar que depressão NÃO É melancolia, ou tristeza extrema. Depressão também NÃO É frescura ou coisa de gente fraca, como dizem. Depressão É SIM uma enfermidade, uma doença que tem se abatido sobre muitos. A pessoa que sofre desta enfermidade pode sentir sim, uma tristeza esmagadora, mas, em contrapartida, há muitas pessoas que não sentem qualquer emoção específica. A melhor descrição seria uma sensação de vazio e apatia. A pessoa tende a se isolar e perde o animo para qualquer atividade, mesmo as coisas mais simples rotineiras. Tais como: tomar banho, escovar os dentes, pentear os cabelos, etc. são atividades desgastantes, ou motivo para uma crise de ansiedade. E uma vez que a ansiedade muitas vezes acompanha a depressão, muitos sentem um constante estado de tensão que persiste por nenhuma razão aparente.
Suas causas, apesar de haverem algumas teorias, são essencialmente um mistério, mas ao mesmo tempo o aumento em números de casos é um inegável fruto do stress na vida moderna. Embora a depressão muitas vezes apareça por conta de um problema específico, como a perda de um ente querido, divórcio, desemprego, etc, ela necessariamente não precisa desse tipo de faísca para começar. A depressão usualmente é diagnosticada quando alguém sofre de episódios prolongados (duas semanas ou mais) de desesperança, vazio e desânimo extremo que não têm nenhuma causa aparente. Porém, há casos em que esses períodos se manifestam inexplicavelmente, mesmo quando a vida cotidiana da pessoa parece estar em um excelente momento. Esta, inclusive, é outra razão de porque depressão e tristeza não são sinônimos.
Outra questão importante para falarmos é que os sintomas da depressão não são exclusivamente mentais. Embora seja verdade que a maioria dos sintomas sejam normalmente associados à condição da mente (emoções e tensões), há sintomas que se manifestam com frequência em todo o corpo. Os sintomas físicos, também chamados de psicossomáticos, mais comuns incluem: indigestão, dificuldade respiratória, “aperto” no peito e fadiga geral. Alguns pacientes também se queixam de dores musculares persistentes.
E por último é bom ressaltarmos que se você foi diagnosticado com depressão e lhe foi receitado o uso de medicamentos, não tenha medo achando que o uso do remédio poderá te viciar e gerar uma dependência. É comum algumas pessoas terem esse tipo de preocupação. Porém, é importante lembrarmos que cada um é um caso específico. Algumas pessoas reagem MUITO bem ao tratamento medicamentoso, outras se dão melhor a formas de psicoterapia, ou a combinação de ambos. Um paciente que obtém bons resultados a partir do uso de um antidepressivo poderá, com supervisão médica, eventualmente, reduzir ou mesmo suspender essa medicação. Por isso é importantíssimo o acompanhamento médico. Só um profissional irá saber o que receitar e qual o melhor tratamento para cada caso.
Agora, quanto a questão espiritual, não quero entrar aqui em méritos específicos relativos à Depressão em si, mas vou me ater ao fato de que é uma enfermidade, algo que fere e mata, logo, de um modo óbvio, serve aos interesses do maligno. Daí, a ação correta que lhe recomendo é buscar a pessoa do Senhor Jesus que veio para desfazer as obras do inimigo (1 João 3:8). Pois, é Cristo quem nos dá vida em abundância (João 10:10). E foi Ele, o filho de Deus quem levou sobre si as nossas enfermidades (Isaías 53:4).  Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. (Filipenses 4:8) Então, meu amado(a), creia e não duvide, persevere em oração e firme na presença de nosso Senhor, pois Ele tem poder para curar e para salvar o aflito.
         Que esta palavra lhe seja por benção e que a Graça e a Paz de Jesus estejam em sua vida hoje e eternamente.


Ney Bellas


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSANDO COM DEUS

Pedi forças e vigor Deus me mandou dificuldades para me fazer forte Pedi sabedoria Deus me mandou problemas para resolver Pedi prosperidade Deus me deu energia e cérebro para trabalhar Pedi coragem Deus me mandou situações para superar Pedi amor Deus me mandou pessoas com problemas para eu ajudar Pedi favores Deus me deu oportunidades. Não recebi nada do que queria, Mas, recebi tudo o que precisava! Autor Desconhecido.

ANA - UMA MULHER DE FÉ, EXEMPLO A SER SEGUIDO

A maioria já conhece a história de Ana, descrita na Palavra de Deus, no 1º livro de Samuel, capítulo 1. Quem foi Ana? Mulher de Elcana. Uma mulher de fé, a mãe do profeta Samuel. Ela era estéril e após orar ao Deus de Israel, teve sua madre aberta para conceber não apenas um, mas seis filhos. Ana é um exemplo a ser seguido, alguém que não se conformou com a situação de derrota e desprezo, reuniu forças, “se levantou” e sabiamente se dirigiu ao lugar certo, na hora certa. Foi perseverante, confiante no Senhor, valente e corajosa. Ana também foi fiel ao Senhor, ela orou, pediu um filho e o devolveu ao Senhor (verso 11 e verso 28). Ana nos transmite uma grande lição: nossos filhos antes de serem nossos, são de Deus. Consagremos nossos filhos ao Senhor, para que onde estiverem tenham a companhia de Deus. Abençoe seus filhos todos os dias, a cada instante, em qualquer circunstância. Libere sobre eles palavras abençoadoras, vitoriosas. Contribuição: Paula Bellas (Desperta Débora

De quem era a coroa de espinhos?

Coroas sempre foram um sinal de autoridade e realeza. O rei Charles o Grande tinha uma coroa octogonal. Cada um dos oito lados era uma plaqueta de ouro. Cada plaqueta era revestida de esmeraldas e pérolas. O rei Ricardo Coração de Leão, Rei da Inglaterra tinha uma coroa tão pesada que precisava de dois homens para segurar na sua cabeça. A rainha Elizabete tem uma coroa que vale $20 milhões. Mas, junte todas estas coroas e elas não valem um tostão em comparação às coroas que Cristo tem. Apocalipse 19:12 diz que ele tem "muitos diademas". Ele tem a coroa da justiça. Ele possui a coroa da glória. Ele tem a coroa da vida. Ele usa uma coroa de paz e de poder. Mas, de todas as coroas que Jesus possui, uma é a mais querida de todas. Esta coroa não foi fabricada de ouro nem prata. Ela não é coberta de jóias. Esta coroa não foi formada pelas mãos de um mestre artesão. Esta coroa foi formada depressa, pelas mãos rudes de um soldado Romano. Esta coroa não foi colocada na